"Não me sinto diminuído como professor, não me sinto infantilizado como pessoa, quando passo o máximo possível do meu tempo de trabalho brincando, já que tenho a sorte de que o meu trabalho seja com crianças." (DANILO RUSSO in "De Como Ser Professor Sem Dar Aulas na Escola da Infância")
Em termos de referenciais teóricos atuais para a Educação Infantil, tenho no professor italiano Danilo Russo uma forte inspiração. Guardadas as proporções do possível (já que estamos em outro país e vivemos uma realidade totalmente diferente), procuro estar sempre em consonância com uma convicção que apreendi em seus textos: as brincadeiras, para serem verdadeiramente "brincadeiras", devem ser de livre iniciativa da criança. Ao professor cabe planejar os espaços e os materiais que ficarão à disposição delas enquanto brincam. Para que os usem, ou prescindam deles para brincar.
Abaixo, uma situação de brinquedos oferecidos às crianças em sala de aula, sobre as mesas. Os primeiros contatos com o brinquedo "Pequeno Construtor" (ou engenheiro) foram de exploração das possibilidades e características próprias do material: empilhar, fazer filas, separar os parecidos, fazer cercados... Após várias experiências e testes, as crianças vão compreendendo o funcionamento do material, e desenvolvendo formas mais complexas de utiliza-lo. Todos esses diferentes momentos partiram das próprias crianças, conforme os interesses e necessidades cognitivas delas.
Quando foi proporcionado que combinassem mais de um material (propositalmente escolhi os animais), as crianças transformaram os cercados anteriores em áreas de fazenda. É muito claro o jogo simbólico que se instala, passando de uma simples sequência de peças para uma sequência que assume papel de cerca de fazenda, e organiza os animais.
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Mas, mesmo sem combinar os materiais, as crianças complexificam a brincadeira, criando "vagões de trem". Além do caráter simbólico, contido na representação do trem, um olhar mais atento revelará o estudo que a criança fez da simetria das formas e da composição igualmente simétrica do trem. É interessante notar, na última foto, um vagão montado de outra maneira, mas que também carrega o estudo das formas, das composições e da simetria. Uma verdadeira pesquisa de geometria, não é mesmo?
Infantil I 5E
Adorei, parabéns crianças e professora, bjs
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