segunda-feira, 24 de agosto de 2015

CANTINHOS PERMANENTES NA SALA DE AULA

          Um discurso comum no ambiente escolar é aquele sobre desenvolver a "autonomia" da criança. Mas, na prática do cotidiano escolar, como isso pode ser traduzido?

          Consideramos que autonomia tem a ver com a possibilidade de participar efetivamente das decisões e escolhas do/para o grupo. Os cantinhos permanentes são assim chamados porque ficam sempre montados e disponíveis. Foram pensados para que as crianças pudessem escolher suas atividades enquanto estivessem em sala de aula e, assim, exercitar efetivamente a autonomia.

          Cada cantinho tem suas regras específicas, e escolher utilizá-lo implica em escolher e aceitar respeitar suas regras. Quem não está disposto a cumprir as regras do cantinho tem a opção de não escolhê-lo para sua brincadeira.


"CANTO DOS CADERNOS"

          O Canto dos Cadernos é composto por vários tipos de suportes (livros escolares, agendas, cadernos, blocos de notas, diferentes tipos de papel), giz de cera (os lápis de cor e grafite, os apontadores e as borrachas ficam na estante mas também estão disponíveis), teclados e telefones (usados). Fica sobre a bancada, numa altura acessível às crianças. Foi o primeiro cantinho montado, e a ideia surgiu a partir da constante solicitação das crianças para "escrever" e "desenhar" brincando. As regras deste cantinho foram definidas oralmente junto com as crianças, à medida que surgia a necessidade. Atualmente, a principal regra é organizar após o uso. Os materiais podem ser recortados, colados, riscados, podem ter suas folhas retiradas se a brincadeira assim o pedir, podem ser pintados com tinta, canetas hidrocor, etc. A organização vista nesta foto foi realizada pelas próprias crianças.


Criança foi até os cadernos porque achou que estavam desorganizados, e os arrumou.


**********************************************************

"CANTINHO DA LEITURA"

          O Cantinho da Leitura foi o segundo espaço montado para garantir que as crianças pudessem fazer escolhas. Após estarem bem organizadas em relação ao Canto dos Cadernos, foi possível introduzir outro "cantinho". Todos os livros que estão disponíveis ficam ao alcance das crianças, mas antes que elas pudessem interagir com o novo cantinho, formalizamos as regras construindo-as coletivamente e fixando-as na parede. Esclarecemos que os livros deste cantinho não podem ser riscados nem danificados. 

O Cantinho da Leitura quando recém-organizado
Cartazes das regras construídas coletivamente, e consultadas com frequência
Acesso das crianças ao Cantinho

Crianças selecionando livros que querem ler



Quadrinhos são os preferidos! 

Todo canto é canto pra se aconchegar. O importante é curtir os livros. E até ler para os amigos!


          Abaixo, vemos como os materiais dos dois cantinhos coexistem nas brincadeiras das crianças, isto é, canetinhas e livros que não podem ser riscados fazem parte das mesmas brincadeiras sem que "acidentes" aconteçam. As crianças não riscam os livros do Cantinho da Leitura, mesmo quando os materiais dos dois cantinhos estão envolvidos numa mesma atividade.








Nenhum comentário:

Postar um comentário