Brincar de Letras e Nomes: uma sequência didática
Infantil I 5E - tarde
AS INICIAIS DO NOME
reconhecimento (leitura) e reprodução (escrita)
Etapa 1: As crianças receberam a inicial de seu nome em mãos, e foram informadas de que letra se tratava. Colaram na lousa e repetiram aos colegas "essa é minha letra: C de Carlos" (por exemplo). Esse procedimento foi repetido por pelo menos três semanas, três dias em cada uma delas.
Etapa 2: Cada mesa de crianças comporta 6 alunos. Nessas mesas foram colocadas as 6 iniciais que correspondiam àquelas crianças, e elas deviam encontrar a sua, colar na lousa e nos informar: "essa é minha letra: D de Danilo". Esse procedimento foi feito por duas semanas, três vezes em cada.
As etapas 1 e 2 estão exemplificadas na postagem "Alfabetização na Educação Infantil" (primeira parte).
Etapa 3: Todas as 35 letras foram distribuídas numa só mesa, e as crianças deveriam encontra a "sua", colar na lousa e dizer de que letra se tratava: "essa é minha letra: N de Nicolly".
"Essa é minha letra: P de Pâmela!" |
Painel com as letras coladas. ******************************************************************************** |
Etapa 4: Cada criança, quando chamada à lousa, deveria procurar sua letra e tentar reproduzi-la no papel. Procurou-se garantir que as crianças com a mesma inicial fossem chamadas juntas, para que uma pudesse auxiliar a outra, ou mesmo servir de modelo, quanto ao procedimento de reprodução escrita.
*********************************************************************************
O NOME PRÓPRIO
reconhecimento (leitura) e reprodução (escrita)
Etapa 1: tentar reproduzir o nome com letras móveis e a partir de um modelo - a plaquinha do nome. Cada criança recebeu o seu, observando a letra inicial (já conhecida) em destaque.
A interação é fascinante e muito importante. |
Estratégias diferentes: posicionar as letras móveis em cima das letras impressas... |
... ou abaixo da plaquinha. Posicionamento, sequência adequada, letras que já tem e que faltam... quanta coisa pra pensar!!! |
***********************************************************
Etapa 5: cada criança recebeu a sua plaquinha, e neste momento chamamos sua atenção para a "sua letra" que está em destaque, bem no começo do seu nome. "Então é pra isso que a minha letra serve??". Deveriam colar a plaquinha na lousa. Esse painel que se formou foi usado para contar, pelas plaquinhas de nome, as crianças presentes e as ausentes. O procedimento foi feito por três semanas, duas vezes em dias alternados (por semana).
*********************************************************************************
Etapa 6: As crianças receberam sua foto em tamanho 3x4, deveriam encontrar seu nome numa lista e colar sua foto ao lado dele. A ordem dos nomes na lista era constantemente trocada, para garantir que as crianças estavam utilizando pistas do próprio nome (letras) e não decorando a posição. Esse procedimento é realizado de duas a três vezes por semana, em dias alternados, durante três semanas.
*********************************************************************************
Etapa 7: Cada criança deve encontrar a plaquinha de seu nome, que está disposta em meio a todas as demais plaquinhas, porém organizadas por inicial. Após encontra-la, devem colar a plaquinha no mesmo painel utilizado para colar as fotos - ou seja, devem novamente reconhecer seu nome, compará-lo à escrita da plaquinha, e cola-la sobre o nome igual. Em breve será proposto às crianças que tentem reproduzir seu nome, utilizando a plaquinha como modelo, novamente com letras móveis, depois com massinha de modelar, com letras impressas na quantidade correta para organizar e com lápis. São etapas que ainda virão. Durante todo o ano letivo a sequência para reconhecimento e escrita do nome será trabalhada, sempre aumentando a complexidade dos desafios. O trabalho com as letras iniciais evoluiu para o trabalho com nomes - e foi substituído pelo "alfabeto cantado", que alternamos com as plaquinhas no decorrer da semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário