segunda-feira, 20 de agosto de 2012

BRINCAR DE BALÃO

Um Relato de Atividade

Infantil I 5F (manhã) e 5E (tarde)

5E                                   
5F
        Confesso que tenho dificuldades em pensar atividades para o espaço do Solário. Um espaço aberto, livre, neutro em cores, onde se pode tudo - ou nada - ao mesmo tempo. Dia desses uma criança me contou que fez aniversário e tinha balões. Então, surgiu a ideia. Comprei uma embalagem de balões para festa, e planejei a atividade que lhes relato a seguir.
        Antes de sairmos da sala de aula, reli a Rotina do Dia e reforcei às crianças que a atividade do dia seria no Solário. Relembramos os combinados: para subir as escadas, todos do mesmo lado utilizando o corrimão; ao chegar ao Solário, sentar-se no chão próximo à prô e aguardar as orientações.
      Chegando lá, sentei as crianças à minha frente, disse-lhes que tinha em mãos uma surpresa e que só deixaria que vissem caso adivinhassem o que era. Após algumas tentativas aleatórias e mal-sucedidas, as crianças me questionaram sobre como fariam para adivinhar. Então eu comecei a dar algumas dicas (que defini no planejamento da atividade):
- Tem um pra cada criança;
- É um de cada cor;
Neste ponto, fui surpreendida por perguntas
"- É de comer?" - respondi que não.
"- Então é de brincar?" - respondi positivamente. 
Não havia mais perguntas, e prossegui com as dicas:
- Fica redondo;
- Estica;
- É de encher;
- Tem nas festas de aniversário - e aqui a maioria das crianças adivinhou:
"- Balão!!"
Em tempo: foi preciso repetir as dicas algumas vezes, e demonstrar que formavam um conjunto e como tal deveriam ser analisadas. Esse é um raciocínio difícil para as crianças.

5F
                                                                                                                    
Cada criança escolheu a cor do seu balão de acordo com as possibilidades contidas na embalagem. A orientação era de que se sentissem livres para brincar com o balão conforme preferissem, sempre respeitando o colega. Mas cada criança ficou responsável por encher seu próprio balão - isso foi planejado como parte da atividade, cujos objetivos incluíam trabalhar o controle do fôlego, os músculos envolvidos no sopro, a força do sopro, o diafragma, os músculos peitorais, do pescoço e faciais envolvidos na respiração...
5E
5F
                                                                            
Somente uma minoria de crianças não foi capaz de encher seus balões, e tiveram minha ajuda. Para amarrar,  atendi a todos os pedidos. Algumas crianças preferiram não amarrar seus balões, para poderem esvaziá-los e voltar a enchê-los, experimentando essa tarefa com muito interesse e descobrindo seus desafios. Outras soltavam os balões sem amarrá-los para ver o percurso que faziam quando o ar escapa com força: "Olha, ele voa!" -  "Nossa, vai bem rápido!" - "Pega!"
5E
5F
                                                                           
 Jogar o balão pra cima, rebater, lançar e agarrar, correr para recupera-lo, lançar para que o amigo agarre, chutar, correr segurando sem deixar escapar... Muitas habilidades físicas de equilíbrio, força, manipulação e deslocamento, que envolvem coordenação motora e domínio corporal, aconteceram assim, despretensiosamente.
5E
                                                                         
 Ao final do tempo da brincadeira, substituí os balões estourados e perdidos, para que todas as crianças pudessem levar um balão para casa.

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