quarta-feira, 15 de agosto de 2012

QUEBRANDO PARADIGMAS

Pequenos insights de reflexão sobre meninos e meninas.

       É comum em nossa sociedade a classificação dos brinquedos em "brinquedos de menina" e "brinquedos de menino". Hoje muito se discute sobre as consequências dessa classificação para a  manutenção dos preconceitos de gênero. 
      Compreendemos a escola como um espaço no qual se dá a educação. E, para nós, é a educação que promove a superação de paradigmas e preconceitos. Por isso, na escola, os brinquedos são, todos eles, das crianças. Meninos e meninas podem brincar juntos, cooperando uns com os outros. Ou podem simplesmente brincar do que quiserem, com quem preferirem. Só não é permitido segregar: a brincadeira é democrática.

Infantil I 5E - tarde

      Neste dia foram priorizadas as atividades livres (confira mais sobre estas atividades na postagem "É exatamente o que parece, mas também é muito mais!" de 21/05/2012).
       A sala se organiza em "estações", e cada uma delas comporta uma atividade. Havia a estação dos livros (nosso cantinho da leitura, com tapete de EVA no chão), a estação da massinha, a estação dos desenhos para colorir e a estação da cozinha (com panelinhas, fogões, talheres, copos, bules, xícaras...).
       A escolha das estações é livre: cada criança vai para a estação que quiser, desde que haja uma cadeira livre para que se sente. E qual não foi a surpresa quando percebemos que a estação da cozinha estava dominada... pelos meninos!!

Infantil I 5E - tarde

       Este tipo de brinquedo dá margem ao desenvolvimento do jogo simbólico, uma brincadeira que ativa o faz-de-conta e as crianças assumem papéis sobre os quais elas precisam refletir. Assim, aprendem brincando sobre relações humanas, relações de gênero (homem-mulher), de trabalho, entre outras. 
       No mundo atual, homens também assumem papéis em casa (cuidam mais das crianças, preparam os alimentos), ocupam posições de sucesso como Chefs de Cozinha, por exemplo. As mulheres, em contrapartida, conquistaram espaços no mercado de trabalho que antes não acessavam, e acabam passando mais tempo fora de casa. 
        Os meninos, enquanto crianças, buscam compreender o mundo em que vivem, e fazem isso imitando os adultos próximos e também experimentando situações diferenciadas, comparando sua realidade às outras apresentadas na escola por outras crianças.
        No interior do jogo simbólico que ocorreu, há papéis definidos: o filho, o pai, o dono do restaurante..

Infantil I 5E - tarde

Brincar é refletir sobre o mundo.
Brincar é refletir sobre quem somos no mundo.
Brincar é refletir sobre quem queremos ser no mundo.
E nesse movimento, brincar pode quebrar paradigmas antigos, de que quem brinca de panelinhas são as meninas...

Um comentário:

  1. Refletir sobre o mundo e quem queremos ser no mundo.... Inserirmos as crianças nesse contexto é nosso papel enquanto educadores. Amamos o que fazemos...por isso fazemos com excelência!!!

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